Quero ter um blog

20:00:00


    Oi, oi pessoinhas. Tudo em ordem?! Hoje trouxe algumas dicas para quem pensa em ter um blog, mas ainda não deu o primeiro passo por não saber por onde começar. Já aviso que iniciar essa tarefa não é nada fácil e exige dedicação. 

1. Qual a sua motivação? 

    Identifique quais os motivos que te levam a querer ter um blog. O que te inspirou e o que vai te motivar a continuar nos dias em que tudo der errado. Você quer criar por hobby ou profissão? Eu tenho um blog porque gosto muito de escrever e compartilhar o que sei, gosto e encontro com as pessoas. E por mais que em alguns momentos eu já tenha pensado em desistir, isso está mais preso a mim do que eu possa imaginar ou renegar.

    Se for por hobby, divirta-se e não viva no pânico dos números, eles chegam até você a medida que se acostuma com essa nova atividade e melhora o seu conteúdo. Caso seja por profissão, dedique-se todos os dias e leve a sério, o seu empenho e compromisso com os seus leitores irá determinar onde você vai chegar.

    Agora que já identificou a sua motivação podemos ir para o segundo passo.

2. Qual será o conteúdo?


    Saber sobre o que falar é tão importante quanto decidir ter um blog. Agora que você já decidiu qual a sua motivação é hora de escolher quais assuntos serão frequentes nos seu blog, essa decisão não precisa ser baseada apenas no que você sabe fazer. 
    
    Quando eu comecei com o blog, eu apenas postava textos semanais, eu escrevia durante a semana e ia postando aos poucos o que eu escrevia, tinha medo de falar sobre outros assuntos já que meu conhecimento não era tão rico assim.

    Meu ponto de partida para sair do meu lugar mais cômodo foi querer aprender coisas novas, um jeito novo de me vestir, como cuidar do meu cabelo, o que ler, assistir ou ouvir. E foi assim que reuni confortavelmente os assuntos que abordaria no meu blog, esse é meu espaço para compartilhar o que aprendo, gosto de falar e de certa forma me encanta.

    Então, pegue o seu caderninho e anote sobre quais assuntos vai falar no seu blog, você pode cloca-los como categorias, vai te ajudar na organização.

    O conteúdo do seu blog determina qual o seu público e quais as possíveis parcerias que você vai encontrar ao longo do caminho.

3. Com que frequência postar?

    Esse é um outro ponto importante. Ter outras atividades durante o dia não te impede de ter um blog, com organização e determinação você consegue administrar essa atividade. Quais são os dias mais tranquilos durante a semana? Em que momento do dia sua rede de contatos está online? Responder essas perguntas te ajuda a estabelecer dia e horário fixo para um novo compromisso.

    Você não precisa postar conteúdo novo todos os dias, pode escolher dias chave e dessa forma não atrapalhar a sua rotina e não deixar os seus leitores sem conteúdo.

4. Como postar?

    Essa é a parte mais simples, você só precisa encontrar uma fonte que te agrade, um estilo de escrita que te descreva e escolher se o seu conteúdo será com imagens e palavras ou apenas palavras. Depois disso é só começar a escrever. 

    Nos próximos post's com dicas para blogueiras, vou apresentar a vocês sugestões de plataforma, locais onde criar o seu blog.

5. Divulgação

    Chegamos no último ponto desse post e que exige total cara de pau. Por mais que seu blog seja por hobby, ninguém escreve para o vento, gostamos que alguém leia o conteúdo, avalie e se envolva com o que escrevemos.

    Então se de fato o seu desejo é ter um blog, precisa não ter vergonha alguma de postar o que produz nas suas redes sociais,  mandar para amigos e pedir que te ajudem na divulgação. O melhor marketing é o boca a boca, e esse só acontece quando abrimos portas para que outras pessoas nos descubram. 


    Esse foi o post de hoje, espero ter ajudado as pessoas que pensam em criar um blog, e sanar as dúvidas com relação a esse assunto. Comentem logo abaixo, com as dúvidas, sugestões, críticas ou o que quiserem conversar comigo. Meu email está disponível, caso queiram entrar em contato.

Você também vai curtir

0 comentários

☁️ NO INSTAGRAM ☁️