Que país é esse?! Entendendo o processo de impeachment
20:00:00Todos temos acompanhando a novela mexicana que tem acontecido no nosso país, é evidente que estamos vivendo diante do medo daquilo que nos aguarda ao final de todo esse processo. E justamente por isso é importante nos mantermos cientes de tudo que está acontecendo, como está acontecendo, até onde é a nossa culpa e onde deixa de ter nossa interferência.
Segundo pesquisa do IBOPE, com a faixa etária de 16 a 24 anos, 70% desses brasileiros querem Dilma e Temer fora do governos, eles optam por novas eleições, essa pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de Abril em 142 municípios de todos os estados do país.
Bom, para que tudo se torne mais claro do que já está, vou tentar resumir o processo de impeachment.
1º O presidente da Câmara, decide acolher uma das denúncias por crime de responsabilidade da presidente da República.
- Em dezembro foi criada uma comissão para analisar essa denúncia, houve polêmica como a maioria das votações que ocorrem em secreto, porém um dos partidos recorreu ao supremo. Leia mais.
2º A comissão é instalada, sendo formada por deputados de todos os partidos em número proporcional ao tamanho da bancada de cada legenda.
3º Assim que instalada a comissão, a presidente da República tem um prazo de 10 sessões para se manifestar.
Sessão = qualquer sessão deliberativa ou não, aberta com quórum de 51 deputados.
- 17/03/2016 Dilma foi notificada, 04/04/2016 o advogado geral da União José Eduardo Cardozo apresentou a defesa de Dilma na comissão, o documento foi entregue. Leia mais.
4º Após a entrega da defesa, a comissão tem um prazo de 5 sessões para votar o relatório final, sendo a favor ou contra o processo.
- 06/04/2016 Jovanir Arantes (PTB-GO) Relator do processo, leu a decisão a favor do impeachment
5º Votação na comissão especial da Câmara
- Independente do resultado o parecer vai para o plenário. Para iniciar a sessão é preciso que estejam presentes 33 dos 65 membros. Para que o processo seja aprovado 35 de 66, maioria simples. No dia 11/04/2016 o parecer a favor do impeachment foi aprovado com 38 votos contra 27 na comissão. Leia mais.
6º O parecer é lido no plenário
- No dia 13/04/2016 o parecer foi publicado no Diário Oficial da Câmara, e 48h após incluído na ordem da sessão seguinte da casa. Leia mais.
7º No plenário o processo continua caso tenha 342 dos 513 deputados votando a favor. Essa sessão dura 3 dias e cada deputado pode manifestar sua posição, sendo que em seguida há votação nominal
- Para que tenha início a votação é necessário que esteja presentes 257 dos 513 deputados. No dia 17/04/2016 aconteceu a votação, tendo como resultado 367 a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências. Leia mais.
8º ESTAMOS AQUI. Com aprovação na Câmara o processo segue para análise no senado.
Ainda tem muito pano para manga, e muita coisa para acontecer. Dessa vez não tem como dizer que não foi visível o impacto do seu voto durante as eleições, então se ligue no que ainda está para acontecer, lendo essa matéria, clique aqui, e não deixe de acompanhar, o futuro do Brasil, também define o seu futuro.
E mais uma vez essa música faz sentido, no cenário do nosso país.













0 comentários